
BELO HORINZONTE
Saiba o que fazer para uma viagem de 2 dias nesta belíssima capital!
SUDESTE BRASILEIRO
Giuseppe
6/22/20256 min read


Belo Horizonte
Caros leitores, esta foi uma cidade que não é apenas uma das 27 capitais do Brasil, foi um local que conquistou este casal de vários sentidos! Se você tem só um final de semana para explorar a capital mineira, prepare-se para uma imersão cultural e gastronômica que vai deixar saudades! BH, como é carinhosamente chamada, é muito mais que pão de queijo (embora ele seja divino!). É a cidade dos botecos, da arquitetura surpreendente e de histórias curiosas que se escondem em cada esquina.


Inicialmente, você sabia que BH tem um apelido famoso? É conhecida como a "capital nacional dos bares"! E não é para menos, a quantidade de botecos e a cultura de sentar para tomar uma cervejinha e petiscar são marcas registradas da cidade. Outra curiosidade: Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil! Inaugurada em 1897 para ser a nova capital de Minas Gerais, ela nasceu com um nome diferente: Cidade de Minas. O nome Belo Horizonte só veio em 1901, inspirado pela vista privilegiada das serras ao redor.


Nosso primeiro dia começa na imponente Praça da Liberdade. Mais que uma praça bonita, com seus jardins inspirados nos de Versalhes e um corredor de palmeiras imperiais, ela é o coração do Circuito Liberdade, um dos maiores complexos culturais do país. Vários prédios históricos que antes abrigavam secretarias do governo hoje são museus e centros culturais com entrada gratuita! Compensa muito em visitar o Memorial Minas Gerais Vale e o CCBB BH, tanto pela arquitetura quanto pelo acervo.
Uma curiosidade histórica: para receber a visita dos reis da Bélgica em 1920, a praça foi reformada às pressas, como a grama não cresceria a tempo, plantaram alpiste nos canteiros para criar um tapete verde! Incrível, né?




E diretamente da praça você poderá simplesmente cruzar a rua e entrar nos museus que circundam a praça, um destes museu é Palácio da Liberdade, antigamente foi o local de trabalho do Governador de MG e hoje se torna um local de contemplação de arte e da história, gratuitamente. Além do mais, caso esteja com o seu pet, poderá entrar no local, só não será permitido passar todos os andares, mas poderá esperar dentro do museu, o que é maravilhoso em caso de dias muitos quentes.
E diretamente da praça você poderá simplesmente cruzar a rua e entrar nos museus que circundam a praça, um destes museu é Palácio da Liberdade, antigamente foi o local de trabalho do Governador de MG e hoje se torna um local de contemplação de arte e da história, gratuitamente. Além do mais, caso esteja com o seu pet, poderá entrar no local, só não será permitido passar todos os andares, mas poderá esperar dentro do museu, o que é maravilhoso em caso de dias muitos quentes.


Depois do banho de cultura, a fome vai bater, então recomendando que o destino seja o Mercado Central! Prepare-se para um universo de cores, aromas e sabores tipicamente mineiros. Queijos, doces, cachaças, temperos, artesanato... tem de tudo e quem conhece ou já conheceu vai confirmar! É o lugar perfeito para provar quitutes, comprar lembrancinhas e sentir a alma da cidade.
É neste mercado que o famoso prato Fígado acebolado poderá ser encontrado, é muito típico da cidade, porém, admito que não pedimos o prato e acabamos comendo na Lanchonete Palhares, tinha lanches maravilhosos e não estava muito movimentado, comemos um pão de batata com pernil com uma latinha de coca-cola. Não foi fitness, mas foi saboroso!




No final da tarde, poderá bater aquela vontade de tomar um café e finalmente poder comer o pão de queijo Mineiro, por isso nós iremos recomendar ir na Pão de Queijaria, simplesmente um dos melhores locais para conhecer lanches com pão de queijo ou simplesmente comer desta iguaria!




O local possui mesas externas o que permite poder estar junto do seu pet! A nossa cachorrinha (Flor) ficou com vontade, mas não deixamos ela comer.
E seguindo a ideia de locais gratuitos que contemplem história e beleza, mas desta vez natural, há dois locais maravilhosos de se conhecer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e o Mirante Mangabeira.
Pampulha
Um dos cartões-postais mais famosos de BH: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Projetado por Oscar Niemeyer, o complexo ao redor da Lagoa da Pampulha inclui a icônica Igrejinha de São Francisco de Assis (com seus painéis de Portinari), o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Alugue uma bicicleta ou simplesmente caminhe pela orla apreciando a paisagem e a arquitetura modernista.


A lagoa propriamente, inicialmente foi idealizado pelo prefeito da época para ser apenas uma represa, este pediu para o Oscar Niemeyer que projetasse-a, mas por conta de uma troca de prefeitos o sucessor acabou sendo Juscelino Kubitschek e este pediu algumas modificações no projeto. A Lagoa iria começar a fazer parte do complexo de atrações turísticas, por isso hoje em seu perímetro é palco para de grandes eventos esportivos como a Volta internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais.
A igreja São Francisco de Assim também é um dos pontos mais conhecidos, pois esta também foi projeta por Niemeyer e pintada por Cândido Portinari!




Hoje é reconhecida como igreja, pois por conta do seu design único, a Arquidiocese demorou para aceitar o ousado projeto, mas esta ousadia trouxe mudanças, pois internamente foi uma das primeiras igrejas onde seu altar foi voltado para os fiéis, algo que começou a ser tornar comum em outras igrejas tempos depois. A igreja se mostrou ser um dos primeiros exemplos da Arquitetura modernista no Brasil.
Mirante Mangabeira
Este local é muito procurado por conta do seu belíssimo pôr-do-sol, pois se encontra com uma altitude aproximada de 1170 m, sendo este um dos mais altos da cidade e de fácil acesso.
Para chegar até o local o mais indicado é ir de carro, mas deverá estacionar na parte externa do mirante e prepara-se para uma subida íngreme, mas não impossível, porém o suficiente para ficar um pouco ofegante quando terminar a subida. Para quem é PcD poderá ter livre acesso até o alto.


O mirante passou por uma reforma no qual incrementou um paisagismo muito bonito e apropriado para PcD com rampas que permitem a transição até os pontos próximos dos decks.
E é aqui onde poderá entender o porquê a cidade se chama "Belo Horizonte".
Estadia
Nós ficamos no hotel eSuites Belo Horizonte, é um local que achamos que foi muito acessível onde fica dentro de um complexo comercial, próximo de shopping e mercados grandes.
Se você gostou deste conteúdo, convidamos gentilmente que nos acompanhe e nos siga em nossas redes sociais! Basta clicar em qualquer um dos ícones abaixo!
Assista também nossa viagem e desfrute desta cidade maravilhosa que amamos e que ficará para sempre em nossos corações.

Explorar
Compartilhamos experiências de viagens pelo Brasil e mundo.
Aventuras
Descobertas
© 2025. Todos os direitos são reservados. Tudo foi criado com muita dedicação por Luísa e Giuseppe