
BANGKOK
O que fazer em Bangkok em um dia? A cidade conhecida por suas noites agitadas e com muitas festas, mas que pode dar muito mais além disso e com alguns fatos bem curiosos para nós ocidentais
TAILÂNDIA
Giuseppe
9/19/202513 min read


BANGKOK
Caro amantes de viagens e por culturas, neste blog irei procurar colocar o máximo possível das emoções e dicas do nosso sonho concretizado, de poder finalmente ter conhecido a famosa Bangkok!
Bangkok é mundialmente conhecida por ser um local onde há muitos locais para fazer uma verdadeira farra e se divertir loucamente, tanto que é retratado isso em vários filmes (Se Beber não case 2, Perigo em Bangkok, Velozes e furiosos, etc), tanto que a impressão que pode passar é que a cidade é muito mais uma oferta de prazeres do que culturais. Não negarei aqui, que há sim muitas coisas que para nós ocidentes é completamente diferente e quem quiser procurar por prazeres carnais, com certeza poderá achar lá. No entanto, Bangkok não se limita a isso.


A moeda tailandesa é o BAHT e o sistema político da Tailândia é da monarquia, logo quem governa o país é a família imperial. Os Tailandeses em geral veneram muito a família real, então se por acaso conversar com qualquer residente, evite falar mal da realeza, pois facilmente poderá ofender o morador local.
A Tailândia, mesmo tendo sido uma colônia inglesa, sua principal influência religiosa é o budismo, então várias histórias contadas nos templos, figuras de entidades e modos de agir é muito ligado aos conhecimentos budistas. Por exemplo, o ouro é muito ligado á pureza.
Na Tailândia o uso do ouro é totalmente diferente do que estamos acostumados, pois, aqui no ocidente, ouro é algo que foi feito para guardar num banco (bilionários devem fazer isso, assim como reservas nacionais de países); folhear algum item para valoriza-lo como uma joia e no máximo colocar em alguma comida, o que já não é algo comum para o Brasileiro. Lá, o uso do ouro além para decoração, é muito voltado para ser dado como oferenda.
No templo do Monte Dourado (Wat Saket), sendo este o templo próximo do local da foto acima, vimos do lado deste templo, um pequeno parque de diversões, com uma pequena roda gigante e várias barraquinhas de comida de rua, para nós foi um belo resumo do bangkok é, um centro com muitas possibilidades de conhecimentos do budismo, muita agitação em qualquer momento do dia.
TEMPLOS
Pode viajar é uma possibilidade inata de conhecer outras culturas, pessoas, fazer amizades e poder expandir mais nossa visão de mundo. Uma melhores formas é conhecer as religiões e tradições, por isso, poder conhecer os templos é ótima forma para tal, pois, se poderá se aprofundar mais na histórias milenares de cada local e ainda poder obter perspectivas de vida bem diferente de nós ocidentais.
TEMPLO DO BUDA DE ESMERALDA (WAT PHRA KAEW)
Este fica dentro das pendência do antigo palácio imperial, este é um dos pontos que com certeza qualquer visitante deve passar, o valor do ingresso foi 500 BATH (na cotação de nov/24 ficou 88 reais), poderá conhecer tanto os jardins do palácio imperial, quanto o templo do buda de esmeralda, este por sua vez não é permitido ser filmado nem tirar alguma foto dentro do templo.
O coração do templo é, sem dúvida, a pequena e reverenciada estátua do Buda de Esmeralda. E aqui vai a primeira curiosidade que me deixou boquiaberto: apesar do nome, o Buda não é feito de esmeralda! Ele é esculpido em uma pedra semipreciosa de jade verde. O nome "Esmeralda" se popularizou pela cor vibrante e pelo valor inestimável da peça. É fascinante como uma lenda pode se tornar tão arraigada!
Outro detalhe que me impressionou é a história por trás da estátua. Ela tem uma jornada mística, com origens que remontam possivelmente à Índia, e passou por vários reinos antes de encontrar seu lar definitivo em Bangkok. É como se a própria estátua tivesse uma alma viajante, acumulando séculos de sabedoria.
As Vestes Reais e a Cerimônia Sagrada
Uma das tradições mais singulares que aprendi sobre o Buda de Esmeralda é a troca de suas vestes. Sim, o Buda tem um guarda-roupa real! São três trajes de ouro, um para cada estação do ano na Tailândia: verão, monções e inverno. A cerimônia de troca é um evento solene, realizado pelo próprio Rei da Tailândia ou por um membro sênior da família real. É um ritual que simboliza a passagem das estações e a crença de que trará boa sorte e prosperidade ao país. Imaginar o Rei realizando essa tarefa tão íntima e significativa me fez sentir ainda mais a conexão entre a monarquia e a fé budista.




TEMPLO DO BUDA RECLINADO DE OURO (WAT PHO)
Este fica muito próximo do palácio imperial, cerca de 10 min a pé de distância. Nele, há o maior buda de ouro na posição reclinada do mundo, são 46 m de comprimentos e 15 m de altura, pesa por volta de 5,5 toneladas, mas não inteiramente de ouro maciço. Sua importância não é somente por sua beleza, mas historicamente foi um dos maiores símbolos da região, pois feito antes mesmo da cidade de Bangkok existir, mais precisamente era o símbolo da primeira universidade pública da Tailândia, onde é considerado o berço da massagem tailandesa tradicional e nos pés da estátua, há 108 imagens de Buda, chamadas de Lakshanas, elas são incrustadas com madrepérola, no qual foram feitos com estilos de arte chinês e tailandês. Foi registrado como parte da herança mundial na UNESCO.
Esta posição do Buda possui muitos significados, por exemplo, estar deitado é uma forma de dizer que o Buda ainda não atingiu seu potencial máximo, significa estar no estado de Parinirvana, é um estado em que ocorre a morte física e se transcende além da matéria, chegando então finalmente no Nirvana. Estar deitado sob seu braço direito, com um rosto sereno e sorrindo levemente, é um dos outros sinais do Parnirvana.
Detalhe, se você for na alta temporada, principalmente na época do Festival das Lanternas, evite de ir após às 10h30, pois facilmente irá encontrar todos os templos muito cheios, mais do que já poderão estar.
Preço do ticket: preço do ticket 300 BAHT
Vestimenta: proibido mostrar joelhos, ombros e uso de decote.
Neste templo foi nos dado uma sacola para cada e poder colocarmos nossos calçados e segura-los, pois, diferente de outros templos não há um local para deixar seu sapato e depois pegá-lo.
TEMPLO A MONTANHA DOURADA (THE GOLDEN MOUNT)
Para chegar neste tempo, será por onde passará por aquele ponto curioso, onde há um parque de diversões com várias barracas de comida. O nome é bem apropriado mesmo, pois, para subir até o templo deverá passar uma pequena escada de 347 degraus, nada demais, né?
Durante a subida, há vários e vários sinos, onde é bem provável que várias pessoas estarão tocando-os e fazendo um barulho bem alto...pode parecer estranho, mas o tocar dos sinos na sequência que são apresentados é uma forma de oração, ao todo são 108 sinos, representando o ato de purificar-se a cada sino tocado.
Chegando no templo, várias estatuas e pontos de rituais no qual as pessoas fazem, o que mais nos chamou a atenção, pois vimos vários residentes com pequenas folhas de ouro, no qual faziam uma oração e logo após pegavam um pedacinho dele e colavam numa miniatura do templo, este ato é uma forma em que acreditam que possam acumular mérito (fazer "tambun"). Ao oferecer algo precioso e puro como o ouro, o devoto está realizando uma boa ação que, acredita-se, trará resultados positivos para sua vida atual e futuras. É a mais alta forma de mostrar respeito, fé e gratidão a Buda e seus ensinamentos.
Preço do ticket: preço do ticket 100 BAHT
Vestimenta: proibido mostrar joelhos, ombros e uso de decote.
Neste templo nos foi dado uma sacola para colocarmos nossos calçados e segura-los, pois, diferente de outros templos não há um local para deixar seu sapato e depois pegá-lo.
Abaixo, é nosso vídeo com detalhes e imagens dos templos, confere ou vá direto no YouTube para comentar o que achou!






RESTAURANTES/COMIDAS
Estilo da comida Tailandesa
Para quem nunca comeu algo Tailandês, deve ter várias dúvidas de como devem ser o pratos típicos, bom, existem alguns pratos para turistas e outros que são realmente dos residentes. No entanto, não é algo que difere muito do que o Brasileiro come, os principais pratos turísticos é com base de arroz ou macarrão de arroz, uma proteína de sua escolha (normalmente Frango, carne ou camarão) e legumes, a versão vegetariana é simplesmente o prato sem carne e até fica mais barato, quase tudo com um pouco de açúcar, para dar um sabor agridoce. Dito isso, alguns pratos que são muito recomendados para turistas:
Pad Thai, começando com o mais conhecido e um dos mais gostosos, é um prato quente, que é muito fácil de achar em qualquer restaurante, o que pode variar é o quantidade servida, seu preço pode variar entre 80 a 190 BAHT, dependendo do local, se for de rua ou restaurante;
Pad See, é um prato sempre muito semelhante ao Pad Thai, o que muda principalmente é o tipo de macarrão que é um mais largo, na minha opinião chegava a preferir mais este, por conta de normalmente vir mais comida. Seu preço varia entre 80 a 190 BAHT;
Khao pad, a base deste prato é arroz, no qual também pode escolher qual proteína deseja vir junto, com legumes. Este é o prato que é muito comum ser servido dentro de um abacaxi. Seu preço pode variar entre 60 a 130 BAHT;
Mango Sticy Rice, este é uma sobremesa também muito comum, pois é uma porção de arroz, com leite de coco e manga cortada, esta simples combinação é perfeita para um clima tropical. O preço varia entre 100 a 180 BAHT;
Restaurantes
Nós fomos em dois restaurantes durante o tempo em que ficamos em Bangkok:
FAI TA LU
Fica na região central de Bangkok, seu espaço possui ar-condicionado, ótimo para os dias quentes, seus pratos são generosos e muito saborosos, está anualmente na guia de restaurantes Michelin desde 2019, porém cada prato é para somente uma pessoa e o seu preço é mais elevado do que a média de outros locais.
THE FAMILY RESTAURANT
O nome é simplesmente o que define este restaurante, é um restaurante de rua, com maior parte de suas mesas na rua, porém tem uma pequena área coberta. O restaurante é totalmente administrado por um família e até o preparo da comida é na rua. Embora o restaurante não ofereça um conforto, suas comidas são maravilhosas com funcionários bem receptivos e os seus preços atrativos.
Claro que há muito mais locais e possibilidades, principalmente as barracas de rua, no entanto, lembre-se que higiene em algumas destas a higiene não é muito o forte, então é bom ter algumas opções um pouco mais seguras.
HOTEL
Para aprovei, deixarei aqui a recomendação do hotel em que nós ficamos durante nosso visita a Bangkok. o Hotel Thana Wisut, foi um que gostamos muitos de ficar! Havia uma loja 7-eleven muito perto e com as máquinas de sacar dinheiro também. Ficava numa área tranquila, então não tivemos problema com barulhos da cidade. Os quartos eram bem limpos, não cheio de luxo, mas ótimos para descansar.
Já o café da manhã era sensacional, pois, como o foco do hotel é receber turistas, havia muita comida estilo americana, como panquecas, bacon, ovos mexidos e várias pequenos croissants. Além disso, várias comidas tracionais tailandesas. Uma ótima forma de já começar o dia comendo algo diferente.
Se despertou a curiosidade, clica no botão abaixo para conhecer o hotel!
Gostou?
Se gostou deste conteúdo, aproveite para conferir nossos vídeos da nossa temporada na Tailândia!




O Palácio em si não é mais habitado pela monarquia tailandesa, porém ainda o utilizam para eventos comemorativos, nele não é permitido entrar com câmeras, tipo GoPro, e alguns equipamentos como tripé, porém é permitido o uso do celular, porém, no dia que visitamos o templo, havia um casal que simplesmente montou um tripe para celular e começou a gravar, se foram impedidos de continuar é algo que não sabemos, mas é melhor evitar.
Na maioria dos templos não é permitido que pessoas entrem mostrando ombros e joelhos, no caso das mulheres também não é permitido o decote, então a melhor sugestão é ir com roupas leves, como a famosa calça de elefantes da Tailândia e vestido com um chale, pois acreditem, o calor é grande e a umidade da cidade é elevada o que te faz suar muito fácil.
Preço do ticket: preço do ticket 500 BAHT
Vestimenta: proibido mostrar joelhos, ombros e uso de decote.
TEMPLO WAT SUTHAT (TEMPLO BELO)
Diferente dos outros templos, este sentimos que era muito mais dedicado para oferendas e orações, tanto que quando estramos no templo estava no maior silêncio e quietude nas pendências do templo. É um dos seis templos na Tailândia classificados como "Templo Real de primeira classe", o que denota sua altíssima importância religiosa e histórica para a nação. Nele, há uma imagem principal do Buda dentro do salão principal (wihan) é o Phra Si Sakyamuni. Com 8 metros de altura, é uma das maiores imagens de bronze sobreviventes da era Sukhothai. Acredita-se que as cinzas do Rei Rama VIII (Ananda Mahidol) estejam guardadas sob a base desta estátua.
Caso queira fazer o ritual das oferendas com o incenso e a flor de lótus, segue algumas dicas:
Não deixe de pegar três incensos, pois cada um simboliza os três tesouros sendo o mestre iluminado (o Buda), os seus ensinamentos (o Darma) e a comunidade de praticantes (a Sangha);
Após acender o incenso, não apague a chama dele assoprando, isso é desrespeitoso;
Observe como outras pessoas estão fazendo o ritual, tente ver um padrão, assim ao menos irá fazer o mais perto do que seria o correto a ser feito.
Se caso for pesquisar em outros locais sobre como fazer este ritual, tome cuidado pois as interpretações dos rituais podem mudar, assim como a forma de ser feita pode ser levemente diferente, então pesquise, mas tenha um senso crítico com o que pesquisou e com a realidade do local.
Preço do ticket: preço do ticket 100 BAHT
Vestimenta: proibido mostrar joelhos, ombros e uso de decote.



KHAO SAN ROAD
Claro que não iria deixar de fora um dos pontou mais icônicos para quem busca por experiências noturnas. Por isso, a khao san é um dos locais mais famosos por conta das suas possibilidades de atrações, bares, comidas de ruas e muitas pessoas de várias nacionalidades.
Embora hoje seja conhecido por sua vida noturna, a tradução de Khao San na verdade é moinho de arroz, pois antigamente era um local comercial para a compra e venda de arroz.
Hoje, se torna um dos principais pontos de encontro para viajantes e mochileiros, com baixo orçamento.
Algumas das atividades em que poderão ser encontradas são:
Comida de rua;
Fazer massagens relaxantes (muitas cadeiras de massagem na rua);
Bares com muitas atrações com dançarinos e dançarinas;
Barraquinhas vendendo aquela ervinha verde (o orégano);
Tatuagens não definitivas;
Restaurantes
Algumas atrações um pouco mais exclusivas, muitas destas atividades começam a entrar em vigor somente mais tarde da noite. O famoso Ping Pong tailandês é uma destas atividades, no qual não presenciamos, porém nas cenas pós-créditos de Se Beber não Case II há algumas cenas que lhe explicarão o que deve ser.
Abaixo, há nosso vídeo com o compilado de algumas atividades que decidimos fazer neste famoso ponto de atrações!
PASSEIOS PAGOS
Há muito mais que pode ser feito em Bangkok, no qual algumas das atividades gostamos muitos de fazer e sem falar de outras nas quais sem sequer tivemos tempo para fazer!
Um dos passeio que gostamos muito de fazer e é muito famoso, é de conhecer os mercados de Bangkok.
O primeiro é Mercado do Trem de Maeklong (ou Talad Rom Hub), simplesmente um trem operante passa muito próximo das barracas do mercado, lembra muito até a feira do Brasil, pois é um local onde os moradores realmente vão no intuito de comprar coisas para suas casas. Vende de tudo, artesanato, frutas, castanhas locais, bebidas, comidas, frutos do Mar, etc. E a sensação de passar um trem, dependendo de onde você estiver, a menos de um palmo de distância, com risco reais de algo acontecer senão prestar atenção, é uma sensação muito diversa! Pois, o trem para numa estação sendo o ponto final da linha e o mercado do trem fica na saída do trem, embora este não percorra muitas vezes por dia a linha, significa que todo o momento que em que o trem estiver se aproximando, todas as barracas deverão ser recolhidas, tanto que o mercado é totalmente já apropriado para se contrair de forma rápida.
O segundo, é o Damnoen Saduak, ou o Mercado Flutuante, antigamente era o local onde os moradores faziam seu comércio para produtos diversos, porém hoje não é mais o foco do mercado e se tornou puramente turístico, pois, somente turistas visitam o local, graças a isso, o mercado ficou muito mais focado para quem é de fora, o que pra nós viajantes é muito bom! Pois, a variedade de peças artesanais, produtos, comidas, drinks como o sorvete de coco natural. Particularmente, eu gostei muito mais deste, pois como havia muitos outros turistas, na vontade de se divertirem, criando um ar bem leve e divertido.


Deixarei aqui o passeio que fizemos e algumas outras sugestões nos quais queríamos muito ter feito, porém o tempo foi escasso!
PRODUTOS BARATOS
E claro que não poderia faltar uma seção dedicado a falar sobre o comércio dos diversos produtos na Tailândia! Afinal, é possível encontrar muitas oportunidades e trazer várias lembranças desta terra tão encantadora.
O local em que recomendamos ir é o MBK CENTER, é um shopping de 5 andares com um grande foco em produtos baratos, com muitos restaurantes e oportunidades. Lá, há várias lojas dedicadas a eletrônicos, equipamentos de Stream, equipamentos fotográficos, instrumentos musicais, roupas, maquiagens, itens de artesanato; aliás, a parte de produtos de beleza é muito boa, a Luísa conseguiu vários itens com preços muitos bons!
Confere um pouco nos vídeos que fizemos!


Explorar
Compartilhamos experiências de viagens pelo Brasil e mundo.
Aventuras
Descobertas
© 2025. Todos os direitos são reservados. Tudo foi criado com muita dedicação por Luísa e Giuseppe